segunda-feira, 22 de abril de 2013

Reflexão 22/04/13

 
Ezequiel, 34
 
 
23. "Providenciarei um só pastor para cuidar das minhas ovelhas. Será o meu servo Davi. Ele cuidará delas, e será o seu pastor.
24. Eu, Javé, serei o Deus delas, e o meu servo Davi será o seu chefe. Fui eu, Javé, que falei.
25. Vou fazer com elas uma aliança de paz: acabarei com as feras, de modo que elas poderão deitar-se seguras no deserto e dormir tranqüilas no meio dos bosques.
26. Farei do país e da minha montanha uma bênção. Mandarei chuva no tempo certo, e será uma chuva abençoada.
27. A árvore do campo dará o seu fruto, a terra produzirá e todos estarão seguros, morando na própria terra. Quando eu quebrar as cangas do seu jugo e os libertar do poder dos tiranos, eles ficarão sabendo que eu sou Javé.
28. Eles não serão mais presa fácil das nações, e as feras nunca mais os irão devorar. Viverão tranqüilamente, sem que ninguém os amedronte.
29. Eu lhes darei uma lavoura farta, e não haverá mais mortos de fome no país, nem terão mais que se humilhar diante das outras nações.
30. Então eles ficarão sabendo que eu, Javé, estou com eles, e que eles, a casa de Israel, são o meu povo - oráculo do Senhor Javé.
31. Vocês são minhas ovelhas, ovelhas do meu rebanho. E eu sou o Deus de vocês - oráculo do Senhor Javé".


Irmãs e irmãos,

A correria do cotidiano não me permitiu compartilhar minhas reflexões com vocês nos últimos dias. Mas Deus faz tudo no momento oportuno. Este texto está comigo por uns 4 ou 5 dias. Entretanto, só hoje consegui postá-lo. Justamente quando se falou de Jesus Pastor na liturgia de ontem. Somos ovelhas de Deus, este Deus que se encarnou na figura de Jesus Cristo. Pertencemos a Ele. E Ele suscita pastores para que não nos desviemos do caminho. Mas como disse Pe. Francisco em sua homilia ontem, nem todo pastor (padre, pastor, diácono, bispo, etc.) tem vocação para tal tarefa. Muitos os são por interesses pessoais ou para uma fuga de si mesmo. Mas Jesus nos alerta: "as minhas ovelhas escutam a minha voz", ou seja, aqueles que falam em nome de Jesus serão reconhecidos pelas ovelhas, ao contrário dos que falam em nome de si mesmo. Estejamos atentos a voz de Jesus, o Bom Pastor. O Pai já suscitava pastores para guiar seu rebanho. E o Filho continua esta tarefa através dos tempos. E se somos suas ovelhas, estaremos atentos ao chamado e reconheceremos sua voz através daqueles que Ele escolher para o pastoreio.

Paz e bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário