Oséias, 8
1. Ponha a trombeta na boca! A desgraça mergulha como águia sobre a casa de Javé. Eles quebraram a minha aliança, rejeitaram a minha lei.
2. Eles gritam: "Deus de Israel, nós te conhecemos!"
3. No entanto, Israel recusou o bem, e o inimigo o perseguirá.
4. Nomearam reis sem o meu consentimento, escolheram príncipes sem eu ficar sabendo; com sua prata e ouro fizeram ídolos para a sua perdição.
5. Eu odeio o seu bezerro, ó Samaria; a minha ira se inflamou contra ele. Até quando vocês serão incapazes de inocência, ó filhos de Israel?
6. Esse bezerro foi fabricado por um escultor; ele não é Deus. O bezerro de Samaria será feito em pedaços.
7. Semeiam ventos, colherão tempestades; talo sem espiga não pode dar farinha e, mesmo se desse, os estrangeiros é que iriam comer.
8. Israel foi devorado. Entre as nações ele agora é objeto sem valor.
9. Quando foram pedir socorro à Assíria, então Efraim, jumento solitário, tentou contratar amantes para si.
10. Mesmo que os contratem dentre as nações, eu agora os reunirei, e eles tremerão sob o peso do rei soberano.
11. Efraim multiplicou seus altares para pecar; só para pecar lhe serviram.
12. Escrevi muitas leis para ele, mas elas foram consideradas como coisa estranha.
13. Ainda que ofereçam sacrifícios e comam a carne, não agradarão a Javé. Ele se lembrará das culpas deles, castigará os seus pecados e os mandará de volta para o Egito.
14. Israel se esqueceu de Deus, seu criador, e passou a construir palácios. Judá, de sua parte, construiu fortalezas. Pois eu porei fogo nas cidades fortificadas e queimarei todos os seus quartéis
Irmãs e Irmãos,
A Paz do Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês.
Sei que muitos não acreditam que Deus fala conosco constantemente. Por isso insisto em compartilhar minhas experiências diárias de oração dando testemunho deste diálogo com o Criador. Deus nos fala sempre, de diversas maneiras, até no silêncio. O problema é que fazemos muito barulho, então fica difícil ouvir o que Ele nos diz. Ou Ele nos diz coisas que não queremos ouvir, porque somos egoístas e queremos que Ele faça a nossa vontade quando o caminho deveria ser inverso. Nesta conjuntura, algo vem me incomodando demais nos últimos anos. Neste momento, em que meus passos estão sendo decisivos, tenho recebido o apoio de alguns grandes amigos. Em contrapartida, outas forças se levantam com toda sua fúria. E quem são estas forças? Foi a resposta que Deus me deu neste texto de hoje. A Igreja pela qual sou apaixonado e que acredito ser de Jesus, o Cristo (não a única, mas a primeira), vem sendo profanada por pessoas que só objetivam o reconhecimento pessoal. Esculpem bezerros de suas vaidades e elegem príncipes que endossam tais escárnios. Os que deveriam servir, observar as orientações de Jesus, cometem abominações, se contaminam com aberrações e perseguem àqueles que realmente abraçam a causa do Cristo que é a causa do menos favorecido, do serviço. Este próprio Jesus, me colocou "forçadamente" numa paróquia da minha diocese, antes dominada por um clã familiar que ditava suas regras e se esqueciam da proposta evangelística do Nazareno. Aos poucos, este Jesus sedutor, foi me introduzindo mais e mais nesta comunidade. Quem disse que o clã iria ficar assistindo a comunidade ficando mais participativa, uma eclésia de verdade? Esta semana comecei a sentir o levante, a fúria dos interesses pessoais. Mas quem disse que seria fácil? Só sei que agora eu me abandonei de vez nos projetos de Deus. E estes que profanam a Igreja terão que se incomodar não só comigo, que sou muito pequenino, mas com todos os que foram suscitados e que ainda o serão para que esta Igreja seja restaurada. Eu tenho certeza que o nosso Deus Trino queimará todos os quartéis da profanação, do escárnio, das abominações. E eu estou aqui apenas para colaborar, mesmo que custe a minha vida. Para isso, o Espírito de Deus me conduz, o Evangelho de Jesus me ensina e três Franciscos me inspiram: o de Assis, o novo papa e meu novo pároco. Estes três homens renovam minhas esperanças e me fazem olhar de novo para o nosso mestre, Jesus Cristo.
Paz e bem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário